Navegando na i2p

Introdução

Diferente da surface web, a rede i2p não ferramentas indexadoras de sites poderosas como o google, bing, duckduckgo e outras. Também falar em navegar em uma rede tão lenta e que a intenção, geralmente, é se manter anônimo, não faz muito sentido. Então, sim, é necessario escrever um post sobre como encontrar páginas depois de acessar a i2p.

Logo na home do i2p, temos um atalho para o livro de endereços, que nada mais é que uma pequena lista dos sites mais conhecidos, o problema é que muito desses sites já nem mais existem, e na maioria das tentativas vamos nos deparar com a seguinte mensagem: "The website was not reachable, because its lease set was not found. O website está provavelmente fora do ar, mas pode ser também congestionamento na rede. Talvez você queira tentar novamente."

Em seguida podemos apelar para a wiki do projeto. Logo, no primeiro tópico, já temos um um link para uma 'lista de eepsites curados pelos usuários que organiza serviços úteis por funcionalidade', como a própria página diz.

Também há eepsites dedicados a indexar páginas e checar se elas ainda existem, um deles é o identiguy, que consiste em uma lista com três colunas, a primeira com o 'nome' do site, clique nela caso ele já esteja salvo no seu livro de endereços; a segunda, representada por [a], é para caso você queira salvar no seu livro de endereços e a terceira, [b], é apenas o endereço do site.

Mas nem tudo são flores, em diversos momentos a conexão não será estabelecida, seja pelo site não mais existir, ou a conexão cair por estar muito lenta, mas tente recarregá-la algumas vezes antes de desistir.