Esperanto

Introdução

Esperanto é uma língua artificial, isto é, intencionalmente criada por uma pessoa ou grupo, assim difere das línguas naturais que nascem e evoluem como parte da cultura de um povo,como o português. Pórem, alguns preferem chamá-la de linguagem planejada no sentido de ser uma linguagem auxiliar, ou seja, destinada a comunicação de pessoas que não compartilham da mesma língua nativa.

Criada pelo médico polonês Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917), que se auto-intitulava Dr. Esperanto "aquele que tem a esperança", foi apresentada em seu livro "Unua Libro de la Lingvo Internacia" (Primeiro livro da lingua 'para ser' internacional), como o título indica a intenção de Zamenhof era criar uma língua auxiliar para a comunicação dos diversos povo.

Com o intuito de alcançar esse objetivo, a grámatica do esperanto foi pensada de modo a ser simples, não há exceções ou normas criadas pelo uso de determinados "autores autoridades". Toda base já foi definida e é imutável, bastando para quando for necessário aumentar seu vocábulo.

Esperanto é caracterizado pelo uso de sufixos e prefixos para determinar e modificar as diversas classes gramaticais das palavras e também para criar novos verbetes; Tem somente dois casos gramaticais o nominativo e o acusativo, e apenas declina-se o segundo caso (acréscimo do sufixo "-n"); Há um som para cada letra e não há letras mudas.

Aprender uma nova língua, além de aumentar a nossa cultura, nos ajuda a entender a nossa, e com o esperanto isso torna-se mais fácil e agradável, devido a sua facilidade, sua grande comunidade ao redor do mundo, a disponibilidade de material de aprendizado, livros, músicas e etc. E ainda mais, o esperanto proporciona o efeito propendêutico, que é a facilidade de se aprender uma língua se antes a pessoa aprender o esperanto primeiro. .

Alguns links interesantes:

Livro que estou copiando as lições para o blog.
Site Brazila Esperanto-Ligo.
Notícias lidas em esperanto.